RESUMO: Drama real baseado na vida do brilhante matemático John Forbes Nash, o qual desde o início da vida adulta precisou lutar contra a esquizofrenia, doença que lhe levava a alucinações e paranóias. O filme mostra como Nash conseque superar suas dificuldades mentais até ganhar o Prêmio Nobel de Economia em 1994.
NÍVEL DE QI RETRATADO: John Nash ganhou uma bolsa de estudos para estudar na prestigiosa Princeton University e revolucionou a Economia e a Teoria dos Jogos com o seu trabalho sobre jogos não-cooperativos. Além disso, produziu diversos trabalhos envolvendo Matemática avançada em alto nível. Tudo isso indica um QI na faixa dos 160 a 190.
COMENTÁRIOS: A trama concentra-se mais na doença mental do que no gênio de Nash, mas isso não impede o filme de ser excelente, particularmente devido à fantástica atuação do Russel Crowe. Destaque para a cena onde o jovem Nash está num bar em Princeton com seus colegas e se inspira na competição entre os rapazes pela garota mais bonita da sala para estabelecer o conceito de equilíbrio dinâmico entre concorrentes em jogos não-cooperativos de soma diferente de zero. Também se destacam as cenas onde Nash trabalha febrilmente com Matemática avançada, escrevendo equações nas janelas e em folhas avulsas, por vezes fazendo parecer que sua loucura emana de alguma forma de uma inteligência excessiva.
Um comentário:
Assisti este filme no cinema no ano de 2002. È acima de tudo impressionante como o filme retrata parte dos limites humanos. Mas, mais impressionante ainda, é a possibilidade de superação.
Saldanha Alves Braga
Postar um comentário